Ir para conteúdo

Foto

Maneiras legais para proteger um programa!

• Por favor, faça o login para responder
27 respostas neste tópico

#1 Belini

Belini

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 2.227 posts
  • LocationMinas Gerais

Postado 08 agosto 2016 - 01:11

Pessoal queria saber como faço para patentear e para proteger as características principais de um programa que estou desenvolvendo, queria saber qual órgão devo procurar e mais ou menos quanto vou gastar para que não usem minhas idéias em programas similares?

#2 joelson0007

joelson0007

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 895 posts
  • LocationGuarapuava - PR

Postado 08 agosto 2016 - 01:47

Aqui tem um guia para fazer o registro ->

Por favor Login ou se não possuir um conta Registre-se para ver o conteúdo escondido

tem também o ->

Por favor Login ou se não possuir um conta Registre-se para ver o conteúdo escondido

que ajuda na fiscalização, e tem dicas também.

Quanto vai gastar não tenho idéia, depende de muita coisa.

-----------------------------------

Existe a opção de proteger o código, o que é bem complexo, mais alguns desenvolvedores já conseguiram, como é o exemplo dos:
TMPGEnc MPEG Smart Renderer 4
TMPGEnc MPEG Smart Renderer 5
totalmente brindados a engenharia reversa por mais de 2 anos, nem mesmo o grupo CORE conseguiu, famoso por crackear softwere grandes.

----------------------------------

Existe a opção de usar o sistema com SaaS(Software como serviço) onde o código ficaria no servidor, método bem usado ultimamente.

----------------------------------
E por ultimo, que acho que é o seu caso, entra o software junto com o hardware, totalmente criptografado, sendo assim, você não vai disponibilizar o executavel, e sim o computador como um todo, pra ver seu código teria que quebrar a criptografia, isso é perfeitamente possível com escalonamento de contas no windows bem como níveis de acesso.

#3 Belini

Belini

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 2.227 posts
  • LocationMinas Gerais

Postado 08 agosto 2016 - 03:46

@joelson0007 sabe mais detalhes destes métodos que vc mencionou para evitar a decompilação e na sua opinião se eu gastar patenteando o meu programa terei garantias que as mesmas ideias que usei nele não serão copiadas por outros ou melhor caso sejam copiadas poderei entrar na justiça contra quem fez outro programa usando elas?

#4 Belini

Belini

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 2.227 posts
  • LocationMinas Gerais

Postado 08 agosto 2016 - 05:44

Será que registrando apenas no INPI já terei proteção e poderei acionar a justiça caso apareça outro programa baseado em idéias que são exclusivas do meu programa? Ví lá o que pedem para fazer o registro e não entendi bem o que é a documentação técnica, pode me dar uma explicação do que devo apresentar?

documentação técnica consiste na apresentação, em duas vias, da listagem integral ou parcial do código fonte ou objeto, além das especificações e fluxogramas do programa de computador. Estes dados podem ser apresentados gravados em arquivos no formato PDF (sem senhas) em dois discos óticos — CDs ou DVDs — não regraváveis (código de serviço 722).

O que seria esta listagem integral ou parcial do código fonte? 

Especificações e fluxogramas como descrevo isto em pdf?

#5 joelson0007

joelson0007

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 895 posts

Postado 08 agosto 2016 - 05:49

Se registrar o código fonte, pode entrar na justiça, mas para isso precisa saber e apontar onde estão usando seu código (O que acho mais difícil).

você não pode por exemplo registrar coisas lógicas exemplo:

Meu código fica suspenso das 23:00 hrs até as 6:00 hrs, evitanto assim o consumo de bateria nesse horário.

em uma semana sai outro softwere, e nessa mesma hora que seu softwere, ele hiberna evitando o consumo de bateria, se você entrar na justiça, o Juiz vai considerar que isso é propriedade do funcionamento, e você vai perder a causa mesmo ele usando a mesma hora que o seu.

é bem complicado mesmo.

agora se o código for um copia do seu, com algumas modificações, fica fácil provar.

------------------------------------------------------------
Agora proteger o código tem mais a ver com a linguagem que o mesmo é escrito, quanto mais a linguagem for de alto nível (caso do autoit) vai ser mais fácil descompilar, quanto mais baixo nível, mais difícil, e isso é também relativo ao interesse, quanto mais famoso o softwere mais crackers estariam interessado em quebrar a proteção.
------------------------------------------------------------
qual dos metódos ali que citei interessa mais, o SaaS , ou entrega do softwere+hardware para o cliente?

#6 joelson0007

joelson0007

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 895 posts

Postado 08 agosto 2016 - 05:55

Respondendo a segunda pergunta: especificações e fluxogramas do programa de computador Tudo que o softwere vai fazer no sistema, se tem um IF no código, você deve descrever no fluxograma

como nessa imagem aqui

3,03K   0 Downloads

#7 Belini

Belini

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 2.227 posts
  • LocationMinas Gerais

Postado 08 agosto 2016 - 05:58

@joelson0007 estou mais preocupado que usem idéias minhas para fazer outros programas do que consigam decompilar o código pois o que quero proteger é um jogo por habilidade que com certeza quando eu colocar na rua outros programadores vão usar as mesmas ideias para fazer os programas deles, eu quero é que fique restrito o objetivo do jogo para ter direito aos premios ou seja outro jogo com aquele mesmo objetivo não poderá existir, na verdade quero registrar 3 características do programa e evitar que outros usem estas 3 ideias prá fazer os próprios programas!

Sobre sua pergunta eu mesmo vou fabricar minhas máquinas e pretendo liberar licenças para outros fabricantes junto com um pendrive onde estará a ativação de cada cópia do programa e uma interface que o programa reconhece e só funciona com ela conectada no pc!

Quanto ao fluxograma tem que relacionar tudo ou só os objetivos principais tipo (IF) se acertou uma tacada ganhou x pontos (ELSE) errou coloca crédito para tentar de novo, se acertou 6 vezes seguidas ganhou um bonus acumulado...

Editado por Belini, 08 agosto 2016 - 06:13 .

#8 joelson0007

joelson0007

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 895 posts

Postado 08 agosto 2016 - 06:06

Como você falou que é um jogo por habilidade, ele necessita internet para o funcionamento?

você pretende disponibilizar o setup?

Se vai disponibilizar o setup, seria um setup com o jogo completo, ou só demonstração?

Obs: você pode especificar só a parte que quer proteger de uso não autorizado, tipo só função principal do softwere.

Editado por joelson0007, 08 agosto 2016 - 06:11 .

#9 joelson0007

joelson0007

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 895 posts

Postado 08 agosto 2016 - 06:22

Quanto ao fluxograma tem que relacionar tudo ou só os objetivos principais tipo (IF) se acertou uma tacada ganhou x pontos (ELSE) errou coloca crédito para tentar de novo, se acertou 6 vezes seguidas ganhou um bonus acumulado...

Sim, você pode colocar só a parte que acha que caracteriza a sua idéia, e quer proteger os direitos.

Editado por joelson0007, 08 agosto 2016 - 06:22 .

#10 Belini

Belini

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 2.227 posts
  • LocationMinas Gerais

Postado 08 agosto 2016 - 06:23

@joelson007 não necesita de internet e quando for vender licenças vou disponibilizar a pasta completa com todos arquivos que ele usa porém cada cópia só irá funcionar se estiver um pendrive com ativação preso ao número de série dele e se usar a interface que vou entregar para quem for comprar a licença, quero apenas ter amparo legal para que não usem a mesma ideiá que eu tive para fazer um jogo similar  por exmplo se o meu jogo vc precisa acertar 3 bolas azuis, 3 vermelhas e 3 verdes seguidas no mesmo lugar aí não quero que outro jogo tenha o mesmo objetivo e a mesma sequência, claro que isto foi só um exemplo e no meu jogo não vai ter meio termo ou usou a ideia ou não usou!

#11 Belini

Belini

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 2.227 posts
  • LocationMinas Gerais

Postado 08 agosto 2016 - 06:26

Sim, você pode colocar só a parte que acha que caracteriza a sua idéia, e quer proteger os direitos.

Aí melhorou muito, então posso fazer um fluxograma só das 3 características que quero proteger né! Estando estas idéias registradas terei como acionar a justiça caso apareça outro jogo usando alguma delas?

Quanto a esta outra parte:  consiste na apresentação, em duas vias, da listagem integral ou parcial do código fonte ou objeto devo colocar em pdf apenas as partes do código referente as coisas que quero proteger ou preciso apresentar o código fonte? Posso enviar vídeo prá eles demonstrando o funcionamento do jogo e especificando o que realmente preciso proteger?

Editado por Belini, 08 agosto 2016 - 06:34 .

#12 joelson0007

joelson0007

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 895 posts

Postado 08 agosto 2016 - 06:27

Então o caminho é esse mesmo, o INPI. 

Terá o ampara legal, e os direitos protegidos.

Aí melhorou muito, então posso fazer um fluxograma só das 3 características que quero proteger né! Estando estas idéias registradas tenho como acionar a justiça caso apareça outro jogo usando alguma delas?

Isso mesmo.

Posso enviar vídeo prá eles demonstrando o funcionamento do jogo e especificando o que realmente preciso proteger?

Poder você pode, mas vai ser ignorado.

devo colocar em pdf apenas as partes do código referente as coisas que quero proteger ou preciso apresentar o código fonte? 

já que vai pagar, melhor botar o código fonte, teria melhor segurança

Editado por joelson0007, 08 agosto 2016 - 06:44 .

#13 Belini

Belini

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 2.227 posts
  • LocationMinas Gerais

Postado 08 agosto 2016 - 06:43

E esta listagem integral ou parcial do código fonte ou objeto devo colocar em pdf a parte do código que faz as funções que quero proteger? 

No fluxograma devo colocar em linguagem de programação ou só especificando como será o funcionamento do programa?

Editado por Belini, 08 agosto 2016 - 06:47 .

#14 Belini

Belini

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 2.227 posts
  • LocationMinas Gerais

Postado 08 agosto 2016 - 06:53

Vc fala colocar o código fonte todo? Aberto? Não tem perigo de vazar ou mesmo registrarem em nome de outro? Estou neste projeto desde setembro do ano passado, mês que vem completa 1 ano! Quanto ao video como vão saber exatamente o que quero proteger se não verem o jogo funcionando?

Se eu for direto no INPI levando o código e um noteboock prá mostrar o jogo funcionando tem alguém lá para me orientar sobre o que devo deixar com eles?

Editado por Belini, 08 agosto 2016 - 06:58 .

#15 joelson0007

joelson0007

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 895 posts

Postado 08 agosto 2016 - 06:57

Vc fala colocar o código fonte todo? Aberto? não tem perigo de vazar ou mesmo registrarem em nome de outro?

Tenha em mente, que lá não vai ter um programador analisando seu código, esse código só vai ser aberto, se você acionar a justiça, por isso fica um no sistema do INPI e outro com você, só pra comprovar que você enviou aquilo aquela data, que vai julgar a quebra de direitos autorais vai ser Juiz.

quando eu falo de enviar o código todo, é porque por exemplo, alguma coisa por algum motivo em outra parte do código te ajudaria no ato do processo, se você não enviar, depois não adianta nada apresentar, mas fica a seu critério, selecionar ai o que acha relevante, para uma possível ação na justiça.

Editado por joelson0007, 08 agosto 2016 - 07:01 .

#16 Belini

Belini

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 2.227 posts
  • LocationMinas Gerais

Postado 08 agosto 2016 - 07:04

Entendi e no caso o código eu posso mandar como está em .au3 ou tem que gravar em pdf mesmo? Tenho medo de não fazer bem feito, gastar e no final não proteger nada! Outra coisa no pdf eu posso colocar imagens ilustrando o que eu quero proteger?

Editado por Belini, 08 agosto 2016 - 07:05 .

#17 joelson0007

joelson0007

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 895 posts

Postado 08 agosto 2016 - 07:16

o código eu posso mandar como está em .au3

Sim, o .au3 bota dentro do CD de dados.

Outra coisa no pdf eu posso colocar imagens ilustrando o que eu quero proteger?

Deve, com certeza, só separa não deixa junto com o fluxograma, bota em outro PDF

#18 Belini

Belini

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 2.227 posts
  • LocationMinas Gerais

Postado 08 agosto 2016 - 07:20

Este fluxograma é que não entendi direito como fazer! Devo colocar em linguagem de programação ou apenas descrevendo o que vai acontecer em cada situação?

#19 joelson0007

joelson0007

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 895 posts

Postado 08 agosto 2016 - 07:27

Você pode colocar das duas maneiras, lógica de funcionamento, e como ele atua no source, ou os dois juntos, você escolhe, é claro que quanto mais bem detalhado melhor.

-------------------------------------------

Tenha em mente que após registrar você é responsável pelo softwere, se por acaso, ele causar problemas no computador do cliente, ele pode de processa também.

#20 Belini

Belini

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 2.227 posts
  • LocationMinas Gerais

Postado 08 agosto 2016 - 07:37

Vc fala colocar as 2 maneiras, aí seriam as duas no mesmo fluxograma ou um com código e outro explicando o que cada parte do código faz? Quanto ao software causar danos estou tranquilo pois não vai acontecer mesmo porque quem comprar só vai usa-lo com o objetivo de montar máquinas usando o jogo e máquina exclusiva para rodar o jogo mesmo mais nada!

O pdf com as ilustrações serão usados caso precise acionar justiça para fazer comparação do meu programa com o outro usando minhas ideías? Qual punição será aplicada a quem usar as minhas idéias para fazer um programa parecido?

Editado por Belini, 08 agosto 2016 - 07:42 .

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

Documentação OnLine de referência