Ir para conteúdo

Foto

Maneiras legais para proteger um programa!

• Por favor, faça o login para responder
27 respostas neste tópico

#21 joelson0007

joelson0007

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 895 posts
  • LocationGuarapuava - PR

Postado 08 agosto 2016 - 07:55

Tipo se pode colocar em um fluxograma o que o código literalmente faz, deleta arquivo tal, renomeia outro arquivo, e em outro fluxograma a lógica da sua idéia que gostaria de proteger.

Qual punição será aplicada a quem usar as minhas idéias para fazer um programa parecido?

Somente o Juiz vai dizer após ficar comprovado a violação dos direitos, geralmente a indenização é um calculo do prejuízo seu e o quanto o réu pode pagar, sendo assim se um empresa grande viola seus direitos autorais, você receberá mais.

quanto a pena

A Lei 9.609/98 estabelece que a violação de direitos autorais de programas de computador é crime, punível com pena de detenção de 6 meses a 4 anos e multa, além de ser passível de ação cível indenizatória.

aqui está ela na integra ->

Por favor Login ou se não possuir um conta Registre-se para ver o conteúdo escondido

Editado por joelson0007, 08 agosto 2016 - 08:00 .

#22 Belini

Belini

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 2.204 posts
  • LocationMinas Gerais

Postado 08 agosto 2016 - 08:10

Obrigado @joelson0007 suas explicações já ajudaram bastante agora vou pesquisar mais sobre o assunto para poder fazer as coisas da maneira certa e ter amparo legal caso alguém queira plagear o meu programa!

Editado por Belini, 08 agosto 2016 - 08:11 .

#23 joelson0007

joelson0007

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 895 posts

Postado 08 agosto 2016 - 08:17

Isso mesmo, faça bem na calma estude bem pra não ter dores de cabeça mais tarde.

#24 Fábio iGames

Fábio iGames

AutoIt MVP

• AutoIt MVPs (MVP)
  • PipPip
  • 178 posts
  • LocationSão Paulo / SP

Postado 09 agosto 2016 - 07:13

Vi que  a conversa está bem interessante , pois eu já pesquisei muito sobre isso, passei duas noites inteiras reunindo informações e posso te dizer Belini que tudo que o joelson0007 falou é fato , já pesquisei em todos esse sites também e até lá no Arcadebr o airhead explicou muito bem sobre esse assunto , só não lembro o tópico , mas vou procurar e posto o link. 

Quando vi a complexidade, dificuldade, burocracia, barreiras que colocam para "legalizar / homologar / patentear" um software, resolvi deixar isso para mais tarde, especialmente porque não tenho tanto conhecimento em programar ainda, estou engatinhando, essa parte da documentação técnica mesmo, fiz um curso de lógica de programação e o professor explicou um pouco por fora do conteúdo que estava dando sobre fluxograma, na época não entendi nada, depois que assisti uns videos no youtube deu pra ver que não é bicho de sete cabeças, mas penso em fazer um curso ou pegar bem isso na internet mesmo caso eu queira realmente  "legalizar / homologar / patentear" um software.

Percebeu que coloquei "legalizar / homologar / patentear" entre aspas, isso porque na minha opinião se você consegue realizar tudo isso, é como o joelson0007 disse , se o seu programa for bom e outras pessoas se interessarem, oque impede dos crackers não crakearem, ou alguém que é bom em programar seja em qual linguagem for fazer um Software muito similar ao seu.

Infelizmente é como as empresas grandes fazem... ficam ricas com idéias que muitas vezes não são delas.

Não quero te desanimar, muito pelo contrário se eu puder te ajudar fazendo algo faço na hora.  :up:

Como o joelson0007 disse faça bem na calma, a paciência é uma virtude. 

Boa Sorte.  :like_icon:

Editado por Fábio iGames, 09 agosto 2016 - 07:41 .

#25 Belini

Belini

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 2.204 posts
  • LocationMinas Gerais

Postado 16 agosto 2016 - 03:20

Pesquisei muito e ainda não sei qual caminho seguir, por aqui não achei ninguém que já registrou algum programa e nem alguma firma em Belo Horizonte que monte todo processo e dê entrada para mim, as firmas que contactei só fazem a parte de registro e acompanhamento do processo que dizem levar em torno de 2 anos, uma das firmas que eu consultei me falou que só preciso mandar o código fonte com todos arquivos necessários para o programa rodar e fazer o registro do código fonte sem a necessidade de fazer fluxograma ou outras coisas e que em caso de acionar a justiça seria feita a comparação e constataria o uso das idéias por similaridade, será que só registrando o código fonte resolve mesmo?

OBS: Esta firma que mencionei falou que proteger as ideias que eu quero não se enquadra em direitos autorais nem patente pois não pode proteger regras de jogo e sendo assim tenho que proteger mesmo é o código todo do jogo e caso necessário comprovar o uso da idéias por similaridade, o que acham disto?

Editado por Belini, 16 agosto 2016 - 03:31 .

#26 Belini

Belini

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 2.204 posts
  • LocationMinas Gerais

Postado 16 agosto 2016 - 08:14

Alguém pode dar uma luz? Já estou com uma máquina destas na rua e correndo o risco que usem minhas ideias para fazer programas parecidos!

Editado por Belini, 16 agosto 2016 - 08:14 .

#27 joelson0007

joelson0007

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 895 posts

Postado 16 agosto 2016 - 09:25

OBS: Esta firma que mencionei falou que proteger as ideias que eu quero não se enquadra em direitos autorais nem patente pois não pode proteger regras de jogo e sendo assim tenho que proteger mesmo é o código todo do jogo e caso necessário comprovar o uso da idéias por similaridade, o que acham disto?

Em patente não mesmo, em direitos autorais sim.

Alguém pode dar uma luz? Já estou com uma máquina destas na rua e correndo o risco que usem minhas ideias para fazer programas parecidos!

Olha na minha opinião você seguia os passos do guia, e fazia o registro por conta, sem intervenção de terceiros (Não sei quanto vai ser cobrado por isso)

------------
como falei acima, é melhor enviar o código todo, e a partir do momento que tem algo registrado, você mostra a boa fé, então está um passo na frente de quem copiar as suas idéias, acredito que fluxograma é essencial.
------------
Veja que estamos falando aqui meio no escuro ainda, só você sabe o que quer proteger de fato.

#28 Belini

Belini

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 2.204 posts
  • LocationMinas Gerais

Postado 17 agosto 2016 - 01:35

@joelson0007 vc consegue montar o fluxograma e fazer o resto do processo para mim, se sim quanto me cobra pelo serviço?

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

Documentação OnLine de referência