Ir para conteúdo


Foto
- - - - -

algoritmo de movimento, fisicamente real e com sistema de freio


  • Por favor, faça o login para responder
3 respostas neste tópico

#1 Luigi

Luigi

    Administrador

  • Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 606 posts
  • LocationCWB

Postado 04 dezembro 2016 - 09:29

kymove.png?raw=true

Publico um exemplo de um sistema de movimento.

 

Neste caso, utilizo alguns retângulos, que vão para qualquer direção, para cima, baixo, esquerda, direita e diagonais.

Basta clicar em cima, e movimentá-lo.

 

A maioria dos algorítimos que encontrei pela net, utilizam de um algoritmo simples, e funciona para movimentos na horizontal/vertical, mas não utilizam movimento nas diagonais, ou quando está implementado, não condiz com uma realidade física do movimento.

 

Defino:

Movimento + o movimento (simples) em horizontal ou vertical

Movimento x o movimento (composto) em diagonais.

 

Em movimento + você utiliza apenas um eixo, seja x ou y.

Em movimento x você utiliza dois eixo, x e y.

 

Quando você move-se em +, anda em uma velocidade v.

Quando você move-se em x, você deve andar em uma velocidade v / (raiz de 2);

 

Este algorítimo implemente essa característica.

 

Fisicamente falando, tanto o movimento em + ou x, é o mais próximo do real.

 

Outra característica legal, é a redução de velocidade.

Digamos que pressionou a tecla -> para ir para a esquerda.

O que acontece se agora você pressionar o seu oposto? A tecla <-?

 

Em outros algoritmos, você pressiona -> para andar 1 unidade, e pressiona <- para andar -1 unidade, então qual é o resultado de ' +1 - 1' ? Zero! Você fica parado!

 

Neste algoritmo não, ele entende que você está indo em uma direção, e quando pressiona o oposto, ele reduz a velocidade.

 

Atuando como um tipo de freio.

 

Bom proveito!

 

Por favor Login ou se não possuir um conta Registre-se para ver o conteúdo escondido

 



#2 joelson0007

joelson0007

    Administrador

  • Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 895 posts
  • LocationGuarapuava - PR

Postado 04 dezembro 2016 - 11:28

Muito bom mesmo, o resultado tem um movimento diferenciado.

#3 mutleey

mutleey

    AutoIt MVP

  • AutoIt MVPs (MVP)
  • PipPipPip
  • 277 posts
  • LocationSão José do Rio Preto-SP

Postado 04 dezembro 2016 - 04:26

Show de bola! ta inspirado heim Luigi rss



#4 BigMen

BigMen

    Membro

  • Membros
  • Pip
  • 58 posts
  • LocationUberlândia, MG

Postado 05 dezembro 2016 - 08:33

Muito bom, obrigado pela divulgação, vou guardar com carinho.






0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

Documentação OnLine de referência