Ir para conteúdo

Foto

Movendo texto na label

• Por favor, faça o login para responder
20 respostas neste tópico

#1 Pedro Pinheiro

Pedro Pinheiro

Membro Nível 2

• Membros
  • PipPipPip
  • 212 posts
  • LocationBrazil

Postado 11 março 2017 - 05:37

Fiquei procurando um modo de fazer um texto se mover na label, mas sem sucesso. Só consegui criando uma janela filha que não se move com a janela principal do programa. Aqui um script que estou tentando modificar, mas que não seja criada uma janela filha. Com o controlmove o label só fica andando pela tela de um ponto ao outro, eu queria que ele sumisse e reaparecer em outro lado.

Por favor Login ou se não possuir um conta Registre-se para ver o conteúdo escondido

Editado por Pedro Pinheiro, 12 março 2017 - 06:03 .

#2 Fábio iGames

Fábio iGames

AutoIt MVP

• AutoIt MVPs (MVP)
  • PipPip
  • 183 posts

Postado 11 março 2017 - 05:51

Pedro, tô no celular agora , mas é só usar GUICtrlSetPos e pronto.
Nada desse ControlMove.
Mais tarde posto um exemplo.

#3 Pedro Pinheiro

Pedro Pinheiro

Membro Nível 2

• Membros
  • PipPipPip
  • 212 posts
  • LocationBrazil

Postado 11 março 2017 - 10:24

Pedro, tô no celular agora , mas é só usar GUICtrlSetPos e pronto.
Nada desse ControlMove.
Mais tarde posto um exemplo.

Eu fiz um exemplo do que eu queria. Só que o único problema é que a label só faz o efeito na GUI inteira e não só na região que eu quero.

Por favor Login ou se não possuir um conta Registre-se para ver o conteúdo escondido

#4 Fábio iGames

Fábio iGames

AutoIt MVP

• AutoIt MVPs (MVP)
  • PipPip
  • 183 posts

Postado 12 março 2017 - 12:49

Fiquei procurando um modo de fazer um texto se mover na label, mas sem sucesso. Só consegui criando uma janela filha que não se move com a janela principal do programa. Aqui um script que estou tentando modificar, mas que não seja criada uma janela filha. Com o controlmove o label só fica andando pela tela de um ponto ao outro, eu queria que ele sumisse e reaparecer em outro lado.

Pedro Pinheiro, em 11 Mar 2017 - 10:24 PM, disse:

Eu fiz um exemplo do que eu queria. Só que o único problema é que a label só faz o efeito na GUI inteira e não só na região que eu quero.

Pedro o negócio é bem isso mesmo , só que não tem jeito , você vai ter que fazer uma Gui (Filha) ai para que dê certo esse esquema.

Já fiz um Projeto assim uns 2 anos Atrás e pelo que me lembro fiz assim.

Vou achar e confirmo Ok.

Editado por Fábio iGames, 12 março 2017 - 12:50 .

#5 Belini

Belini

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 2.227 posts
  • LocationMinas Gerais

Postado 12 março 2017 - 09:57

Da uma olhada na Marquee UDF feita pelo Melba 23:

#6 Pedro Pinheiro

Pedro Pinheiro

Membro Nível 2

• Membros
  • PipPipPip
  • 212 posts
  • LocationBrazil

Postado 12 março 2017 - 04:43

Da uma olhada na Marquee UDF feita pelo Melba 23:

Muito bom esse UDF, eu procurei ela lá no forum gringo com base no seu comentario lá, mas não tinha achado. O mau dessa UDF que não tem como colocar um background transparente, mas mesmo assim ela é perfeita.

#7 Luigi

Luigi

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 664 posts
  • LocationCWB

Postado 12 março 2017 - 07:41

@Pedro Pinheiro, dê um olhadinha

.

Acredito que o texto se mover, de forma legal, é só com GDI.

Achei esse exemplo beeem antigo... tenta mexer no eixo 'x', acredito que conseguirá o efeito desejado.

Editado por Luigi, 12 março 2017 - 07:45 .

#8 Fábio iGames

Fábio iGames

AutoIt MVP

• AutoIt MVPs (MVP)
  • PipPip
  • 183 posts

Postado 12 março 2017 - 09:16

Achei o exemplo que fiz para um projeto a quase dois anos atrás ... em 09/08/2015.

Essa UDF do Melba23 eu não tinha visto ainda , muito boa.  :up:

Acredito que em GDI seja mais complexo e usaria umas linhas a mais  ai. :P

Esse que fiz é bem simples e tem toda transparência que precisa para esse tipo de coisa, e  ainda pode-se fazer com a Janela com borda para mover que o texto acompanha como Janela filha e tal.  :up:

Veja ai:

O funcionamento é bem simples , o Script só está grande por causa da imagem embutida que coloquei para esse exemplo ai. ;)  

Espero que ajude.  :D

Editado por Fábio iGames, 12 março 2017 - 09:24 .

#9 Orve

Orve

Membro Nível 1

• Membros
  • PipPip
  • 143 posts
  • LocationGoias

Postado 14 março 2017 - 12:29

tem esse aqui:

Fonte.:

#10 Fábio iGames

Fábio iGames

AutoIt MVP

• AutoIt MVPs (MVP)
  • PipPip
  • 183 posts

Postado 14 março 2017 - 12:46

tem esse aqui:

Fonte.:

Caracas , que simplicidade e fez o "mesmo efeito".  :up:

Editado por Fábio iGames, 14 março 2017 - 12:47 .

#11 Belini

Belini

Administrador

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPipPip
  • 2.227 posts
  • LocationMinas Gerais

Postado 14 março 2017 - 01:01

Muito simples e eficaz mesmo mas não deixa o fundo transparente!

#12 Fábio iGames

Fábio iGames

AutoIt MVP

• AutoIt MVPs (MVP)
  • PipPip
  • 183 posts

Postado 14 março 2017 - 01:24

Muito simples e eficaz mesmo mas não deixa o fundo transparente!

É mesmo , mas depois vou tentar adaptar a transparência nesse que o Orve postou ,  pois eu fiz um monte de linhas e ele tipo repostou um bem simples e bacana também. :like_icon:

Acho que agora o Pedro já tem várias opções  ;) .

Editado por Fábio iGames, 14 março 2017 - 01:25 .

#13 Orve

Orve

Membro Nível 1

• Membros
  • PipPip
  • 143 posts
  • LocationGoias

Postado 14 março 2017 - 11:25

E possivel fazer uma gambiarra deixando a o exStyle Trasparente e indicando a mesma cor para a gui e para a list.:

#14 Fábio iGames

Fábio iGames

AutoIt MVP

• AutoIt MVPs (MVP)
  • PipPip
  • 183 posts

Postado 15 março 2017 - 08:38

E possivel fazer uma gambiarra deixando a o exStyle Trasparente e indicando a mesma cor para a gui e para a list.:

Orve nesse caso ai só a cor de fundo da Label que está da mesma cor do fundo da Gui , pois se colocar uma imagem de fundo não vai dar certo.

Mas faz o efeito de mover de boa e dá pra usar sem imagem de fundo usando a mesma cor de fundo da Gui e da Label.

Editado: Não consegui colocar transparência no fundo da Label e mostrar só o texto nesse exemplo ai .

Ficou ao contrário o texto transparente e o fundo ficou com cor kkkkkkkkkkk que estranho.  :P

Editado por Fábio iGames, 15 março 2017 - 09:25 .

#15 Orve

Orve

Membro Nível 1

• Membros
  • PipPip
  • 143 posts
  • LocationGoias

Postado 15 março 2017 - 11:39

Verda

Orve nesse caso ai só a cor de fundo da Label que está da mesma cor do fundo da Gui , pois se colocar uma imagem de fundo não vai dar certo.

:oops:  Verdade Fábio, como eu não uso imagens como background acabei não considerando isso!

#16 Pedro Pinheiro

Pedro Pinheiro

Membro Nível 2

• Membros
  • PipPipPip
  • 212 posts
  • LocationBrazil

Postado 25 março 2017 - 09:49

Prontinho, a segunda melhor forma de mover um label. Peguei a dica do Fábio e removi o for e mantive o loop limpo.

#17 Manimal

Manimal

Membro Nível 3

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPip
  • 358 posts
  • LocationVideira/SC

Postado 26 março 2017 - 03:39

Alternativa sem a janela filha...

Editado por Manimal, 27 março 2017 - 08:17 .

#18 Fábio iGames

Fábio iGames

AutoIt MVP

• AutoIt MVPs (MVP)
  • PipPip
  • 183 posts

Postado 27 março 2017 - 01:23

Pedro você adaptou o exemplo que te passei lendo a Label com StringLen , fazendo a jogada de colocar o resultado como tamanho para que ela percorra e mostre inteira , ficou bom.

Esse valor que coloquei multiplicando por 8 é o ideal para qualquer tamanho de Label (String) sobra um pouco mas se colocar 7 por exemplo, no nome :

Engenheiros do Hawaii >> Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones 

só mostra até :

Engenheiros do Hawaii >> Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling

Maior que 8 sobra muito e em 8 fica perfeito. ;)

Show de Bola Pedro esse exemplo que fez usando AdlibRegister e deixando o Loop principal Livre   :like_icon: , mas não uso muito , pois ele só funciona legal com HotKeyset , veja comentário no final deste post.

Você está crescendo muito man , PARABÉNS  :up:  aproveitou bem man.

2º Exemplo que tinha feito no dia seguinte ao 1º com StringLen  Movimentar Label com Texto Pequeno ou Gigante: 

;-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Manimal você é fera mesmo , deixou o código Xique d+ , fácil para ler e compreender , acho que vou até postar os meus scripts pra você rever pra mim kkkk.  :P

Só que sem a Janela filha não tem como fazer o efeito que queremos que é percorrer o texto de uma ponta a outra longe das extremidades.

A Label tem percorrer não do FIM da Gui ao INICIO , e sim no meio ou em qualquer parte da Janela Pai/Mãe mas que seja longe da extremidades , numa área especificada. ;)

É isso que o Pedro queria desde o inicio do tópico, o efeito da label percorrer numa área da janela longe das extremidades , entende. :lol:

E ainda o fundo da GUICtrlCreateLabel tem que estar transparente para poder ficar bacana e digamos Profissional :emoticons387:  , e isso só consegui usando a função _WinAPI_SetLayeredWindowAttributes. :D

Se você souber com podemos fazer sem a janela filha vou achar FANTÁSTICO. :like_icon:

#cs----------------------------------------------------------------------------

Sobre a Função AdlibRegister  no Help diz bem assim:

A função AdlibRegister deve ser mantida simples, uma vez que é executada frequentemente e durante este tempo o script principal é pausado. 

Então lembra que disse que não uso muito essa função , é praticamente por esse fator de que durante este tempo o script principal é pausado.

Nos testes que fis aqui ela funciona muito bem definindo uma função através da HotKeySet.

#ce----------------------------------------------------------------------------

:ILA2: 

Editado por Fábio iGames, 27 março 2017 - 01:35 .

#19 Manimal

Manimal

Membro Nível 3

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPip
  • 358 posts
  • LocationVideira/SC

Postado 27 março 2017 - 09:30

Olá Fábio.

Pelo que entendi, então não pode usar os limites da GUI, mas "caminhar" no meio da GUI, isso?

Bom, neste caso acho que usar o GUICtrlSetPos não seria a melhor estratégia, pois estaríamos movendo o LABEL inteiro.

Acho mais válido criar um LABEL fixo dentro das coordenadas que vc precisa e modificar o TEXTO dentro dele para fazer o mesmo efeito. Estou imaginando...

Segue novo exemplo (ainda sem janela filha) e usando Timer simples:

Neste caso, mudando as variáveis:

• $Margem = diz quanto afastado das margens laterais vc quer
  • $Altura = diz quanto de altura em relação à janela
  • $Tam_Janela = nem precisa explicar...  ;)

Coloquei um fundo padrão apenas para reforçar a transparência...

É por aí?

#20 Pedro Pinheiro

Pedro Pinheiro

Membro Nível 2

• Membros
  • PipPipPip
  • 212 posts
  • LocationBrazil

Postado 28 março 2017 - 03:44

Nossa @Manimal, ficou Show. Nem precisa de janela filha. Muito bom mesmo!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

Documentação OnLine de referência