Ir para conteúdo

Foto

Problema utilizando DLL não registrada

DLL dllCall dllOpen

• Por favor, faça o login para responder
2 respostas neste tópico

#1 adrianovlima

adrianovlima

Novato

• Membros
  • 8 posts
  • LocationItaúna

Postado 10 abril 2017 - 04:06

Prezados,

Estou precisando utilizar a DLL de um programa específico em que eu trabalho. Acontece que essa DLL não é registrada no windows e não consegui registrá-la de maneira alguma.

Além de não conseguir registrá-la também não consegui sequer ter sucesso em sua chamada no autoit usando dllOpen.

Outra dúvida é se existiria uma forma de eu saber quais os parâmetros de referência eu devo usar na chamada da DLL (dllCall), li que seria possível decompilar essa DLL, mas também não tive sucesso por nenhum decompilador.

Hoje eu trabalho com uma macro de excel que so funciona em computadores que tem esse programa instalado, essa macro consegue acessar a DLL. Estou tentando desenvolver um programa que automatize minhas tarefas sem que eu tenha o tal programa instalado em minha máquina.

#2 Manimal

Manimal

Membro Nível 3

• Administradores (Adm)
  • PipPipPipPip
  • 358 posts
  • LocationVideira/SC

Postado 11 abril 2017 - 09:00

Olá adrianovlima.

Em relação à DLL em questão ser ou não registrada no Windows não faz diferença nenhuma.

O acesso ocorre quando vc informa o

Por favor Login ou se não possuir um conta Registre-se para ver o conteúdo escondido

na chamada da DllOpen, porém se vc informar apenas o nome simples ("XYZ.DLL") daí o fato de estar ou não registrada faz diferença.

Mas o teu principal problema é acessar as funções que estão nesta DLL, pois é necessário saber:

1. quais funções que existem publicamente (lembrando que tem funções privativas)
  2. quais os argumentos que devem ser passados (e seus tipos)
  3. qual o retorno e seu tipo

Uma DLL nada mais é do que uma parte do programa original que foi deixada de lado (por padronização, por facilidade, etc), portanto o ideal seria ter acesso pelo menos à documentação para saber as informações acima citadas.

Sem documentação, quaisquer acessos seriam na tentativa e erro mesmo.

#3 adrianovlima

adrianovlima

Novato

• Membros
  • 8 posts
  • LocationItaúna

Postado 20 abril 2017 - 11:33

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Vou tentar entrar em contato com o fornecedor do software para saber as funções, argumentos e retornos dessa DLL.

Tópicos que também usam as tags DLL, dllCall, dllOpen:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

Documentação OnLine de referência